Cartilha de educação ambiental:
Vivendo a natureza

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Preciso ser um outro
para ser eu mesmo
Sou grão de rocha
Sou o vento que a desgasta

Mia Couto

Apresentação

Esta Cartilha de Educação Ambiental VIVENDO A NATUREZA, um breve apanhado de alguns dos principais temas da Educação Ambiental, faz parte do Projeto "Recicla CDL na Escola" promovido pela Federação dos Dirigentes Lojistas do Estado de Santa Catarina há cinco anos, que se desenvolve junto às Escolas Públicas Municipais e premia as melhores redações e desenhos realizados sobre um assunto relacionado ao meio ambiente.

O objetivo deste material é funcionar como apoio à abordagem prévia dos professores junto aos alunos nos meses que antecedem à realização do concurso. Não há, portanto, pretensão de contemplar todo o conteúdo relacionado à educação ambiental, ou, mesmo, de substituir os materiais pedagógicos de disciplinas específicas, como ciências, geografia ou biologia, mas atuar como um catalizador de interesses e perspectivas da interdisciplinaridade da sustentabilidade.

Foram desenvolvidos textos-base, com uma linguagem simples com o intuito de aproximar os estudantes, desde o 1.º ao 5.º anos do Ensino Fundamental, das questões ecológicas que têm graves repercussões globais e cujas práticas preventivas dizem respeito ao cotidiano de todos nós. Complementando os textos, são indicados alguns links de conteúdos disponíveis em sites de diferentes entidades e da imprensa, textos em geral, jogos e vídeos a serem utilizados conforme os recursos e disponibilidades de cada escola. Acompanhando cada capítulo são sugeridas algumas atividades pedagógicas, que variam da realização de atividades de campo a pesquisas em fontes bibliográficas e entrevistas, cálculos, desenhos, desenvolvimento de jogos, etc., de modo a contemplar a variada gama de abordagens que a sustentabilidade requer na vida prática.

Os dados e informações contidos nos textos estão amparados nas próprias fontes indicadas à complementação do conteúdo, de modo que cada professor poderá explorar com maior profundidade os assuntos, conforme sejam de maior interesse.

Observa-se, ainda, que, em função de a proposta abranger estudantes dos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental, se buscou finalizar um texto que pudesse dialogar com essa faixa etária. Contudo, se recomenda sempre ao professor a intermediação desse aprendizado de modo a manter o interesse e agregar conhecimento ao público específico, lembrando que o Projeto também desenvolveu uma Cartilha voltada aos estudantes do 6º ao 9º anos, que pode ser utilizada paralelamente.

Que a aventura comece!

Água

A gente sempre ouve falar que a água é uma substância realmente importante na nossa vida. É um bem da natureza, que é muito especial, é até precioso. Todos os seres vivos dependem da água para viver. Será mesmo assim? Vamos pensar a respeito:

  • O que é que a gente toma quando tem sede? Água.
  • Com o que cozinhamos nossos alimentos? Água.
  • Como fazemos nossa higiene pessoal, escovamos os dentes, tomamos banho? Usando a Água.
  • Como as plantações crescem nos campos e produzem arroz, feijão, milho, farinha? Graças à água que elas absorvem pelas raízes.
  • O que os animais precisam para ficar fortes e saudáveis? Alimentos e água.

E tem mais: a água é necessária para manter os ambientes limpos, como a escola, os hospitais, as empresas; para as fábricas produzirem todas os produtos que usamos, como papel, roupa, pratos; para gerar a eletricidade que usamos na nossa casa e em muitas outras situações.

A água realmente está presente em nosso dia a dia e, sem ela, a vida se torna muito difícil. Quando os rios secam, a água não chega às casas, as plantas morrem, os animais ficam magros, as pessoas ficam doentes.

De onde vem a água? Ela está na natureza, na forma de rios, lagos, córregos, cachoeiras, oceanos. A água segue um ciclo: ela evapora e vira nuvem, a nuvem é levada pelo vento e, quando está carregada, ela chove e leva água para as plantas, para as cidades, por onde passar. Essa água deve penetrar no solo e se encaminhar para os rios e, destes, para o mar novamente.

No planeta Terra, três quartos da superfície estão cobertos de água. Mas a grande parte é de oceanos, as águas salgadas. Somente as águas dos rios, lagos, córregos, chamadas de águas doces, é que podem ser consumidas pelo homem. Há muita gente no mundo que não tem acesso à água potável, essa que se pode beber. Isso causa muito sofrimento.

A água potável está ficando cada vez mais rara, pois ela é ameaçada pela poluição. Quando alguém joga lixo fora da lixeira, ou diretamente nos rios, nas praias, está fazendo muito mal à natureza e às pessoas. Esse lixo vai contaminar o ambiente e trazer doenças graves.

Por isso todos nós devemos cuidar para que a água seja bem usada, quer dizer, usar só o realmente necessário para que todo mundo também possa ter um pouco desse bem, indispensável à nossa vida.

Todos podemos fazer alguma coisa. Vamos tomar banhos rápidos, fechar as torneiras quando escovar os dentes, não deixar a torneira aberta ou a mangueira quando for lavar a casa, jogar o lixo na lixeira, não usar objetos descartáveis. Já é uma grande ajuda! Cada um fazendo a sua parte, viveremos em um mundo melhor!

Para saber mais

Atividades sugeridas

  1. Fazer um passeio para observar um riacho ou praias e recolher resíduos nas margens.
  2. Fazer a experiência de plantar uma muda ou semente de planta em latinhas com terra, regando e cuidando, de modo a acompanhar seu crescimento.
  3. Perguntar para cinco pessoas diferentes para que serve a água, usar as respostas para um debate em sala.
  4. Fazer um mapa da bacia hidrográfica que abastece a cidade.
  5. Pesquisar os nomes dos rios e riachos da região e a origem dos respectivos nomes.

Florestas e áreas de proteção ambiental

As árvores e florestas guardam muitos segredos! Além de serem boas para fazer balanço, casa na árvore e outras coisas divertidas.

Vocês sabem quais são esses segredos?

As árvores fazem muitas coisas boas pela natureza e por nós. Elas têm galhos altos e largos, com muitas folhas nas pontas, estendem os braços para fazer sombra nas horas de calor e refrescar o ambiente.

Fazem uma coisa muito especial: limpam o ar de poluentes que são perigosos para nossa saúde. Elas absorvem o gás carbônico (CO2) que sai das chaminés das fábricas, dos canos de escapamento dos carros, dos processos de decomposição dos resíduos, dos excrementos dos animais nas fazendas. Em troca, as árvores devolvem para nós oxigênio (O2) ao ambiente. Assim podemos respirar o ar puro de que precisamos em nossos pulmões, muito importante para nossa vida e saúde.

As árvores seguram o solo e, com isso, protegem os rios, riachos e todos os cursos de água. Também não deixam os morros desmoronarem quando chove muito. Fazem sombra e refrescam o ambiente para que fique mais agradável. Além disso, das árvores nascem muitos frutos, alguns que nós conhecemos e comemos, como as laranjas, maçãs, pêssego, amora, ameixa, coco, e outros de diferentes lugares do planeta e que precisamos conhecer. Elas dão flores coloridas, acolhem os passarinhos com seus ninhos e protegem outros pequenos animais silvestres.

As florestas que são a soma de muitas árvores e arbustos reunidos e têm um papel essencial na natureza. E cada árvore precisa de muitos anos para crescer.

Sabem o que é triste? Que no Brasil derrubar árvores é uma prática muito comum e isso pode provocar mudanças no clima muito perigosas, com enchentes, tornados, inundações, e mesmo, secas.

Além das florestas, que são protegidas pela lei, outros ambientes naturais são bem importantes para o equilíbrio ecológico e merecem cuidado: os mangues, as praias e dunas, as nascentes dos rios, os pantanais, por exemplo.

Como podemos colaborar com as florestas?

  • Sendo defensores delas, não permitindo que as pessoas derrubem as árvores das nossas cidades;
  • Plantando árvores em lugares onde não existem;
  • Dando destino correto aos resíduos, não deixando lixo na natureza;
  • Não deixando fazer fogo perto das matas;
  • Protegendo as aves, insetos e pequenos animais que levam as sementes das árvores para outros lugares.

Todos nós podemos contribuir para que a natureza seja protegida e que, com ela, a gente possa ter uma boa saúde e qualidade de vida.

Para saber mais

Atividades sugeridas

  1. Identificar as árvores que ficam na Escola e arredores, com auxílio do professor.
  2. Buscar junto aos órgãos ambientais do município mudas de árvores da região para que cada criança possa levar e plantar em sua casa ou na de familiares.
  3. Pesquisar quais os animais que habitam nas árvores e florestas da sua região, produzir um desenho.
  4. Pesquisar sobre o desmatamento no Brasil, causas e efeitos.
  5. Promover na escola uma ação para o aproveitamento de cadernos, papeis e lápis, de modo que todo o material que sobre de um ano possa ser disponibilizado em comum para as turmas dos anos seguintes.

Biodiversidade e espécies ameaçadas

Quantos tipos de animais você conhece, além do gato e do cachorro? Sabe que existem mais de dez bilhões de espécies de animais no planeta? Pois é, a natureza é muito rica e cheia de diferentes variedades de seres vivos (biodiversidade).

Mas essa variedade de animais e plantas está sendo ameaçada. Quando se derrubam as árvores nativas¹ para aproveitar a madeira e fazer móveis, lenha e papel, por exemplo, costumam plantar só um tipo de árvore no seu lugar. E quando os animais dessas florestas ficam sem ter onde fazer seus ninhos e se alimentar, eles não conseguem sobreviver.

Quando uma espécie de animal é muito consumida como alimento, também é perigoso para o equilíbrio ecológico. Pode não haver uma recomposição natural e, em um curto tempo, se acabar. Por isso é que é proibido pescar em determinadas épocas do ano, para dar tempo de os peixinhos que acabaram de nascer crescerem e, assim, manter aquele número desses animais na natureza. Esse tempo é chamado de "defeso".

As plantas também são muito importantes para o equilíbrio ecológico, isto é, para que a natureza consiga continuar permitindo que vivamos bem no planeta Terra. E é delas que vem a maioria do nosso alimento e também os remédios de que precisamos. As abelhas e borboletas e outros insetos e pequenos animais precisam dos mais variados tipos de plantas para viver. Além disso, quanto mais tipos de plantas, mais opções temos de nutrientes e capacidade de enfrentar os problemas com escassez de alimentos.

Um exemplo: quando não nasce arroz, pode nascer aveia ou milho. Caso só tivessem sobrado plantas e sementes de arroz, as pessoas que moram em lugares onde esse grão não brota, por causa do clima, iriam passar fome.

Todo tipo de planta e bicho é importante. Todos os seres vivos têm uma função na natureza. O modo com que usamos dos bens da natureza deve ser urgentemente alterado, precisamos conhecer e respeitar a natureza para que ela também nos proteja.

Cuide dos animais e plantas, procure saber o nome delas, de onde vêm, se são comestíveis. Faça florescer o seu jardim e convide os passarinhos e borboletas para uma visita!

Para saber mais

Atividades sugeridas

  1. Pesquisar os animais brasileiros ameaçados de extinção.
  2. Convidar os alunos a trazerem frutas e alimentos in natura para serem preparados coletivamente, explicando a qualidade e propriedades destes. Ex.: laranja - vitamina C.
  3. Montar um jogo de tabuleiro no qual cada participante ganhará pontos, sempre que contribuir para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.
  4. Fazer um poema que fale da biodiversidade.
  5. Entrevistar pessoas idosas sobre os animais silvestres que viviam na região quando da sua infância.

Mudanças climáticas

O planeta em que habitamos - a Terra - é um lugar maravilhoso para se viver! Com uma natureza muito rica e variada permite que usemos do solo para plantar nosso alimento, das árvores os materiais para construir nossa casa, da água que precisamos para beber e fazer tantas outras coisas.

A Terra nos acolhe e protege. Nela, harmonia é uma palavra-chave, cada planta, árvore, animal e gota de água tem sua importância e faz sua parte para que tudo funcione perfeitamente. Os seres humanos também compõem esse todo. Nós moramos na Terra e fazemos uso de sua natureza. Por isso, também precisamos fazer a nossa parte para manter o planeta saudável e em funcionamento.

Há alguns anos, os cientistas perceberam que está ocorrendo um fenômeno que perturba o equilíbrio ecológico: é o aquecimento do planeta. Esse aquecimento provoca graves mudanças climáticas. Isto é, tempestades, enchentes, tornados, períodos de secas, derretimento das geleiras que ficam nos polos sul e norte da Terra e aumento do nível do mar, com muita frequência e maior intensidade do que ocorriam.

A poluição é o grande inimigo da natureza. Por exemplo: quando os motores dos carros e das fábricas usam gasolina, diesel ou gás para funcionarem eles emitem gás carbônico e outros gases que são poluidores da atmosfera e que provocam o aquecimento global. O lixo que se deteriora a céu aberto também emite gases poluentes tóxicos, além de causarem contaminação do solo e da água. As fezes dos animais, que ficam expostas ao ar livre, nos pastos também emitem esses gases.

Por isso, para proteger o planeta e evitar que muitas pessoas sofram com os efeitos das mudanças climáticas devemos contribuir com a natureza. Como podemos ajudar?

  • Valorizando a água e o alimento que temos, pois, para chegar até a nossa mesa, ele teve que ser produzido e transportado, e isso afeta a natureza. Se não houver desperdício, a poluição será menor.
  • O mesmo deve acontecer com os objetos, as roupas, os brinquedos, tudo o que utilizamos no dia a dia. Usar bem, com responsabilidade, para que dure bastante, compartilhar com os familiares e amigos e evitar que as coisas ainda úteis vão parar no lixo.
  • Podemos andar a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo, evitando muitos carros nas ruas.
  • Não deixar ninguém jogar lixo no chão ou nos rios.
  • Cuidar das árvores e plantar novas, visto que elas são as mais poderosas armas no combate ao aquecimento global, pois elas consomem o gás carbônico para fazerem a fotossíntese e liberam o oxigênio de que precisamos para viver.

Para saber mais

Atividades sugeridas

  1. Pesquisar os eventos climáticos diferentes que vem acontecendo na sua região.
  2. Entrevistar algum adulto, perguntando sobre como eram as estações climáticas e a temperatura, antigamente, o que ele percebe que mudou.
  3. Retratar os problemas das mudanças climáticas em desenho.
  4. Pesquisar quais as condições climáticas ideais para as lavouras de milho e de trigo.
  5. Pesquisar sobre a criação de animais e o biogás.

Energia

Para tudo o que fazemos precisamos de energia. Seja para a produção dos bens que usamos no dia a dia, seja para construir estradas e cidades, e, principalmente, para nos mantermos vivos. O sol é a mais importante fonte de energia para a vida no planeta Terra. Dele depende a sobrevivência de todos os seres vivos, inclusive dos humanos.

Precisamos da energia para muita coisa: para termos luz na nossa casas, energia elétrica para ligar os eletrodomésticos, como a geladeira, o chuveiro, a televisão; para que os carros, ônibus e caminhões transportem as coisas e as pessoas; e para as fábricas fazerem todo tipo de produto que usamos.

Há muitas pessoas no mundo que não têm acesso nem à luz elétrica na sua casa, pois essa energia é muito rara e cara. Nesses lugares, as crianças não conseguem estudar devidamente e a população não pode ter um atendimento de saúde adequado.

Algumas fontes de energia são mais positivas para o meio ambiente, porque elas se renovam por si mesmas. As principais energias renováveis são a energia solar, a energia do vento, chamada eólica, a energia da biomassa, energia geotérmica, energia maremotriz e a energia do hidrogênio. Por isso há muitas pessoas, no mundo todo, desenvolvendo novas tecnologias que permitam ao maior número de pessoas utilizarem desse tipo de energia nas casas e nas cidades. As placas solares e as turbinas eólicas são bons exemplos.

Outras formas de energia, aquelas que vêm do petróleo, chamadas de energias fósseis, são muito mais raras e caras, além disso, não são renováveis, dependem de um processo de muitos anos para se formarem. Essas energias, quando utilizadas, emitem aqueles gases que poluem o ambiente, prejudicando- o.

Por todos esses motivos, precisamos mudar nossos hábitos para usar bem a energia a que temos acesso para que mais pessoas possam usar também: aprender e buscar outras formas de energia que sejam renováveis e menos prejudiciais para a natureza; apagar a luz sempre que não for muito necessária; tirar os eletrodomésticos das tomadas quando não estiver usando; tomar banhos rápidos; usar o transporte coletivo; fechar portas e janelas quando tiver um ar condicionado ligado; escolher bem os eletrodomésticos para que sejam os que têm menor consumo de energia. Esse é um bom começo.

Para saber mais

atividades sugeridas

  1. Identificar o consumo de energia por família e por pessoa (conta de luz); definir boas práticas de consumo e metas de redução para serem acompanhados durante três meses.
  2. Pesquisar e fazer um gráfico com as fontes de energia utilizadas no Brasil e os percentuais, colorindo conforme o grau de sustentabilidade: vermelhas, roxas, azuis e verdes.
  3. Pesquisar de onde vem a energia elétrica que é consumida no município e como é gerada.
  4. Fazer uma campanha na escola para o uso consciente da energia elétrica, divulgando as formas de reduzir o desperdício.
  5. Pesquisar sobre os selos que indicam os produtos de menor consumo de energia.

Resíduos

Tudo o que vem da natureza deve voltar para a natureza, sem poluir ou contaminar. Essa é uma importante lição que precisamos aprender quando se trata dos restos ou resíduos de tudo o que consumimos.

As cascas das frutas, verduras e legumes podem virar adubo para as plantas, a água usada deve ser tratada para voltar aos rios bem limpinha e não fazer mau aos peixes e plantas que lá habitam, os materiais mais resistentes, como os objetos de madeira e metal, podem ser usados por mais tempo se forem bem cuidados e mesmo reaproveitados por outras pessoas.

O que fazer com os objetos industrializados que chegam até nós? Devemos prolongar ao máximo sua vida útil, pois para produzir cada pequena coisa foi necessário extrair matéria-prima da natureza, usar água, energia e trabalho de várias pessoas.

O melhor que temos a fazer para contribuir com o meio ambiente sadio e equilibrado é: a) sempre que for possível não produzir resíduo; b) reutilizar tudo o que puder, passando para outras pessoas usarem, por exemplo; c) reciclar, ou seja, transformar o material de algum objeto, como as embalagens de papel e plástico, em outro objeto; e quando não houver mais como aproveitar o resíduo, d) encaminhá-lo para um destino adequado, isto é, conforme as leis ambientais.

Há alguns resíduos que são perigosos ao contato humano e para o meio ambiente, como o mercúrio, o chumbo, o cádmio e outros. Eles são usados em componentes de aparelhos eletroeletrônicos, lâmpadas e pilhas. Por isso é tão importante levar esses objetos para um local que tenha autorização dos órgãos ambientais para desmontar e reciclar, recuperando os materiais sem contaminar o ambiente.

Separar os resíduos em casa, na escola, na cidade, ajuda a aproveitar melhor cada um desses restos. Por isso observe com atenção onde vai parar cada resíduo das coisas que você consome ou usa. Todos nós podemos colaborar com a natureza!

Para saber mais

atividades sugeridas

  1. Desenvolver em sala de aula recipientes para a coleta seletiva na escola.
  2. Pesquisar receitas de pratos feitos com cascas e talos, de modo que não sobrem restos de alimentos a serem desperdiçados.
  3. Calcular quantas árvores são necessárias para os livros e cadernos de cada aluno por ano.
  4. Fazer um objeto útil a partir de materiais recicláveis.
  5. Identificar qual o destino dos resíduos da cidade.

Sustentabilidade na produção e consumo

É tão bom na hora do almoço chegar em casa e ter uma comida quentinha e saborosa, comer uma laranja suculenta de lanche, não é? Os alimentos que consumimos, o ar que respiramos, a água que tomamos e usamos para a higiene são bens que a natureza nos fornece.

As pessoas plantam na terra, cuidam, colhem os alimentos, levam aos supermercados. Os minérios são extraídos do solo e com ele são feitas pontes, casas, estradas. Do petróleo que fica nas profundezas da terra são produzidos os polímeros de que se fazem todos os objetos plásticos. Das árvores se usa a madeira para construções, produzir papel e papelão, móveis e muitas outras coisas.

Mas, para que as plantas cresçam e venham até a nossa mesa em forma de arroz e feijão cozidos, é preciso muito tempo e energia. Para que o petróleo se forme, milhares de anos, para o ferro, o cobre, o ouro também leva muito tempo mesmo. A terra precisa de tempo para recompor seus nutrientes, a água para ser purificada e retornar em boas condições para podermos beber. As árvores tem que ter tempo para crescer e assim por diante.

Para que todas as pessoas do planeta Terra possam ter o que comer e beber, e para que daqui há alguns anos ainda existam árvores, flores e frutos, animais, rios, florestas, precisamos colaborar para o equilíbrio ecológico.

Quando queremos extrair mais do planeta do que ele consegue repor, prejudicamos o equilíbrio ecológico e em algum tempo já não teremos mais onde plantar, peixes para pescar, frutas para comer, esse problema é grave e real. Em alguns lugares do planeta já há desertos e áreas degradadas que estão sendo abandonados por seus moradores por falta de condições de habitá-las.

A natureza precisa ser respeitada no seu ritmo e protegida das poluições e contaminações que fazem mal ao ambiente e também para as pessoas. Como podemos colaborar?

  • Fazendo bom uso das coisas que temos, sejam alimentos, brinquedos, roupas, objetos em geral;
  • Sabendo escolher as coisas que compra para que sejam mesmo necessárias e feitas sem agredir a natureza e as pessoas;
  • Cuidando para que a água não seja jogada fora e nem os rios e mares sejam poluídos com resíduos;
  • Protegendo as árvores e florestas, que por sua vez ajudam a manter as fontes de água e a biodiversidade;
  • Respeitando todos os seres vivos que, como nós, fazem parte de um mesmo planeta e dos quais precisamos muito.

Para saber mais

Atividades sugeridas

  1. Propor para a direção da escola organizar o repasse de livros para os alunos do ano seguinte e fazer a divulgação dessa proposta nos murais da escola e junto aos outros estudantes.
  2. Pesquisar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - programa das Nações Unidas e colocar em discussão em sala.
  3. Inventar uma música e letra sobre a sustentabilidade.
  4. Promover um debate na escola sobre sustentabilidade com o apoio dos professores e voluntários da cidade que conheçam do assunto.
  5. Fazer uma redação sobre direitos humanos e meio ambiente.

Cultura e meio ambiente

O que sabemos da natureza? Tudo o que aprendemos desde que somos pequeninos com nossos pais, irmãos, primos e avós e, depois, na escola. E, o mais importante, o que descobrimos por nós mesmos, nas brincadeiras, mexendo na terra, procurando minhocas, acompanhando o trabalho das formigas, vendo a roseira florescer, os nossos animaizinhos crescerem.

O modo como compreendemos nossa relação com a natureza é muito importante para que sejamos pessoas com atitudes que colaboram para seu equilíbrio e proteção. É claro que se eu souber que a água de beber precisa ser limpa, eu também vou cuidar para que os rios, córregos, lagos e nascentes não sejam poluídos. As pessoas que entendem que a planta precisa de tempo para brotar e dar frutos, não desperdiçam alimentos, pois sabem que desse modo o alimento pode faltar.

Em algumas culturas a natureza é mais bem compreendida e valorizada que em outras. Um bom exemplo são os indígenas, que desde pequenos observam e entendem que nós seres humanos precisamos da natureza e que devemos respeitá-la para que ela também nos proteja.

Quando a cultura anda de braço dado com a natureza, a vida é mais colorida e feliz, as artes falam dessa beleza! Em cada povo e tradição há uma expressão dessa harmonia: no canto, nas danças, nos artesanatos, nas comidas.

Hoje em dia muitas pessoas vivem nos centros urbanos sem tempo para brincar no pátio da casa, ou mesmo em apartamentos, e poucas vezes tem acesso a um parque ou praça onde passear ao ar livre, na natureza. Assim, infelizmente, o conhecimento sobre a natureza vai ficando no esquecimento. Por isso é tão importante valorizar os saberes das pessoas mais velhas e dos povos tradicionais, que ainda conhecem o nome das plantas, os chás e seus poderes medicinais, as brincadeiras que divertem e ensinam a compartilhar.

Ao compreendemos o ritmo, o tempo da natureza e seu modo de existir, tão perfeito e harmonioso, que o ser humano e a natureza são interdependentes, ela passa a ter mais valor para nós. Percebemos que buscar uma harmonia e equilíbrio na produção e consumo a partir dos bens da natureza é necessário para que toda a humanidade possa viver dignamente, com direito a alimento, água limpa e condições de subsistência.

Para saber mais

atividades sugeridas

  1. Fazer um desenho com o tema brincadeiras ao ar livre.
  2. Fazer, em grupo, um jogo de memória, com o nome de animais e plantas do sul do Brasil.
  3. Fazer um passeio em um dos parques ou praças da cidade para observar a natureza e experimentar outras formas de lazer.
  4. Representar teatralmente as relações humanas com a natureza.
  5. Promover um debate em sala de aula sobre o conhecimento tradicional e a proteção da natureza.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Preparar o futuro a cada dia é a missão do educador. Quando se trata da Educação Ambiental, porém, não se limita ao espaço escolar, trata-se antes de uma missão cidadã que incumbe a todos: professores, pais, empresas, profissionais, adultos e mesmo às crianças.

A urgência que as questões ecológicas impõem diz respeito a todos os cidadãos que habitam o planeta Terra. Estamos todos irmanados na condição de humanidade que tem na Terra seu único refúgio e vivencia as consequências desastrosas de uma falta de consciência a respeito das relações homem/natureza.

As graves alterações no clima que já se manifestam prenunciam uma série de riscos, como secas, inundações de cidades inteiras, carência de água potável, fome e guerra. Há, inclusive, um consenso internacional quanto à priorização de uma forma de vida sustentável, de modo a evitar que aconteçam essas ameaças, e permitir que as gerações futuras possam desfrutar da vida com a qualidade ambiental consolidada recentemente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

A educação para a sustentabilidade é uma constante. É preparar para a vida, é sensibilizar e contribuir para a consciência ecológica. Estamos todos sempre aprendendo. Mais do que conteúdos teóricos, precisamos de vivência, colocar em prática na sala de aula, em casa, no trabalho. Não se trata apenas de entender da natureza, mas compreender nossa própria natureza, aceitar as formas diferentes de ser, promover relações humanas mais calorosas e cooperativas, aprender a viver em harmonia.

Esperamos que este material seja útil para aproximar as crianças e adolescentes do tema ecologia e que todos desfrutem de boas experiências!