Últimas notícias

20/12/2019

2020: um reinício

A cada dia, o amanhecer nos convida a participar da grande alegria de viver. Aqui e acolá, ouvir os pássaros cantando, ver o orvalho fazendo brilhar as plantas no nascer do sol, o ir e vir das ondas do mar, sentir a brisa fresca que reconforta. De fato, estamos um pouco anestesiados com nossas rotinas de metas, obrigações e desejos, para participar da verdadeira festa que a natureza nos apresenta a cada dia. No entanto ela prossegue, e o seu encanto se perpetua reproduzindo o ciclo vital.  Nós, seres humanos, também participamos do ciclo da vida com os demais seres…

Leia mais
20/12/2019

Tesouros perdidos

Mico-leão-dourado, ararinha-azul, onça pintada, estão entre os tesouros inestimáveis que a biodiversidade brasileira vem perdendo em questão de poucas décadas. Segundo a IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza, atualmente há mais de 30.000 espécies que estão sendo ameaçadas de extinção ao redor do mundo. A ameaça não conhece fronteiras, o problema atinge animais de grande porte, mamíferos, peixes e aves ao redor do mundo. Foram considerados extintos em 2018 o Puma-oriental (da América do Norte), o Rinoceronte-branco-do-norte (natural da África), o Po o-uli (ave do Havaí), a Vaquita (espécie de golfinho da Califórnia), o Orangotango-de-tapanuli (de Sumatra),…

Leia mais
04/12/2019

As vozes do mundo

A nossa compreensão sobre o que acontece ao redor está diretamente relacionada à atenção e percepção de quem ou o que se comunica conosco. É certo e claro que o entendimento entre seres humanos acontece mesmo sem a linguagem verbal, mas pela expressão facial e corporal, como acontece entre pessoas que não falam a mesma língua ou que usam a linguagem de sinais em função da surdez, por exemplo. É um processo que exige interesse, atenção, boa vontade, compreensão, mas que torna possível superar obstáculos e promover um diálogo amplo e plural sobre o mundo desse outro que é diferente…

Leia mais