O Concurso

Este ano, o concurso de desenhos e redações do Recicla CDL na Escola será sobre o tema “Aquecimento Global”.

Vamos entender um pouco do que se trata:

O clima do planeta Terra vem sofrendo graves alterações decorrentes da intervenção humana, por meio da produção de gases que provocam o chamado “efeito estufa”, dentre os quais os principais são o CO2 (gás carbônico) e o metano. Esses gases são emitidos especialmente no processo de queima de combustíveis fósseis como o petróleo, intensivamente usado na indústria e nos transportes, além de outras atividades que se utilizam de processos químicos poluentes. Outra fonte de gases efeito estufa é a criação de animais, cujas fezes exalam metano.

O “efeito estufa”, assim conhecido porque cria uma redoma que concentra o calor, é um processo de acúmulo de gases na atmosfera que interferem no clima do planeta. A temperatura vem se elevando perceptivelmente nas últimas décadas, como atestam as pesquisas científicas e os relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

O aquecimento provocado pelos gases já está afetando seriamente o clima pelo degelo das calotas polares, o que gera um aumento do nível do mar, influenciando as correntes marítimas e de vento. Essas mudanças repercutem na incidência de chuvas e na intensidade delas, bem como do calor e seca, nas diferentes regiões do planeta. Torna mais frequente a ocorrência de eventos como tornados, ciclones e furacões, altera os ciclos hidrológicos e assim o abastecimento de água para as cidades e para as plantações. Caso não sejam tomadas atitudes efetivas para conter as atividades poluentes, as populações que habitam áreas costeiras podem ser obrigadas a buscar outras regiões para habitar e cidades inteiras podem ficar sob as águas.

É preciso ter consciência e adotar atitudes que colaborem com a redução do aquecimento global, como por exemplo: respeitar as áreas de preservação ambiental, não desmatar, não deixar poluir rios e oceanos, proteger as águas desde suas nascentes, substituir as fontes de energia poluentes por energia renovável, e combater o desperdício de matéria-prima. É importante reduzir, reutilizar, reciclar, promover um estilo de vida compatível com a sustentabilidade do planeta.

Em dezembro de 2015, em Paris, foi firmado o Acordo do Clima, envolvendo 195 países, um compromisso internacional para controle da elevação da temperatura terrestre e medidas para alteração das práticas e apoio mútuo entre os países a fim de enfrentar os desafios das mudanças climáticas. O Brasil também fez parte desse Acordo e estabeleceu metas para contribuir com a redução da emissão dos gases efeito estufa e proteger o equilíbrio ecológico necessário à vida das presentes e futuras gerações, e a educação ambiental é o primeiro passo. Todos somos constantes aprendizes.

É urgente entender o problema e agir para reverter a tendência de agravamento da crise ecológica. Os efeitos das mudanças climáticas já são bem perceptíveis no cotidiano e podem trazer transtornos muito sérios à saúde e à segurança das pessoas e demais seres vivos.

Você e sua Escola estão convidados a participar dessa reflexão e promover as mudanças necessárias. Participe do Concurso de Desenho ou Redação respondendo a pergunta: “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”