19 outubro 2016

Recicla CDL na Escola 2016 tem recorde de adesão

“O que fazer para preservar a água e salvar o planeta” é a missão de 138.211 mil alunos da rede municipal de ensino de Santa Catarina. O número é o total de inscritos na edição 2016 do Recicla CDL na Escola promovido pela FCDL/SC e um recorde de adesão desde a criação do concurso, em 2011, não só de participantes, mas também de escolas (800) e CDLs envolvidas (145 das mais de 200 do Estado). O desafio dos estudantes é elaborar desenhos e redações em torno do tema que questiona a importância da água para as pessoas e para o mundo.

O cronograma de atividades já está em andamento. Os estudantes do 1º ao 5º anos fazem desenhos em torno da preservação da água e, os do 6º ao 9º anos, redações. Para auxiliá-los nos trabalhos, os alunos contam com apoio da Liga Sustentável, turma de super-heróis criada em 2015 especialmente para o Recicla CDL na Escola. Protetora da água, a heroína Hidra se junta à Menina Metálica, ao Power Plástico, Paper Boy, Garoto de Vidro e ao Papão. Juntos, enfrentaram o Doutor Imundo, seu assistente do mal, Capenga, e a terrível máquina sugadora de água.

Após colocarem em prática suas ideias para cuidar da água, cada escola elege os dois melhores trabalhos (um desenho e uma redação), que serão julgados em nível municipal, com apoio das Secretarias Municipais de Educação e das CDLs de cada município aderente.

Em seguida, os ganhadores representam a cidade na fase estadual do concurso. No município, os melhores trabalhos são premiados com um kit de mochila e material escolar e, seus trabalhos, enviados para a FCDL/SC, em Florianópolis, para serem julgados em nível estadual em parceria do Diário Catarinense, representantes de Secretaria Municipal de Educação, da UFSC, e do Sicoob, patrocinador do Recicla CDL na Escola 2016. Ao final, são escolhidos, entre todos os trabalhos recebidos, as cinco melhores redações e os cinco melhores desenhos. Como prêmio, os autores e seus professores orientadores ganharão um tablet cada um.