O Concurso

Em 2019, a Liga mais amada do Brasil está de volta em uma temporada multiplataforma inédita com o tema “Biodiversidade”. Na TV e nas Redes Sociais, nossos heróis estreiam três episódios envolvendo temas como tráfico de animais, desmatamento e agrotóxicos em exagero. Uma das grandes novidades deste ano, é o lançamento do gibi “Liga Sustentável em Defesa da Biodiversidade”. Nesta aventura, Doutor Imundo entra em cena para sequestrar Papão, diversas espécies da Mata Atlântica e, para piorar, constrói uma barragem altamente poluente prestes a se romper. 

Nesta missão, a FCDL/SC conta com o apoio das CDLs para promover a educação ambiental para resguardar o equilíbrio ecológico tão necessário à nossa sobrevivência. O concurso CDL na Escola este ano traz o tema “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”. Todos os alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Santa Catarina podem participar. Os do 1º ao 5º anos na categoria desenho, e os do 6º ao 9º anos em redação.

LIGA SUSTENTÁVEL NO SBT SC

A partir do dia 1º de junho de 2019 a turminha da Liga Sustentável invadirá a tarde dos sábados do SBT Santa Catarina. A partir das 14h, crianças e adultos poderão acompanhar pela TV aberta as aventuras dos heróis contra as vilanices do Dr. Imundo e seu fiel seguidor, o Capenga, que tentam de todas as formas enriquecer, mesmo que o preço a ser pago seja colocar em risco a fauna e a flora.

NOVO ITEM NO KIT DE TRABALHO

Como acontece anualmente, a FCDL/SC enviará gratuitamente às CDLs aderentes materiais desenvolvidos especialmente para o concurso. Os kits contam com uma novidade este ano: um gibi que retrata a mais nova aventura dos heróis da Liga Sustentável. Além disso, serão enviados folders com orientação aos professores, cartazes A3, fichas de inscrição, folhas de redação, envelopes para devolução dos trabalhos para a FCDL/SC, relatório de atividades do professor e DVD (conterá novo episódio da Liga Sustentável e os anteriores, regulamento do concurso, cartilhas de educação ambiental, playlist e arquivos do concurso em PDF).

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR

Para continuar a avaliar a magnitude das ações preparatórias do concurso em sala de aula, a FCDL/SC enviará pelo segundo ano um Relatório de Atividades do Professor juntamente com o kit de trabalho que será remetido às CDLs aderentes ao concurso. O objetivo desta ficha é aperfeiçoar as atividades que antecedem a realização do desenho e da redação e divulgar experiências exitosas.

PREMIAÇÃO

O Recicla CDL na Escola tem dois níveis de premiação: fase municipal, sendo escolhido um representante na categoria desenho e outro na categoria redação. Para estes vencedores, a FCDL/SC enviará gratuitamente às CDLs um kit contendo mochila e material escolar. Já na fase estadual serão destacados os cinco melhores trabalhos de cada modalidade. A premiação é um tablet para o aluno e seu professor orientador.